top of page
Foto do escritorLorena Souza

Boteco Português é presença confirmada na II Edição da Feira Baiana de Cafés Especiais com experiência diferenciada para os participantes do evento.

O restaurante português levará os vinhos portugueses e os tradicionais pastéis de natas para a Feira.


Foto: Mattheus Andrade


Nos dias 17 e 18 de agosto, a capital baiana recebe a II edição da Feira Baiana de Cafés Especiais, na Doca I, no Comércio, e o Boteco Português, um dos mais renomados restaurantes da culinária portuguesa em Salvador, estará presente para levar um toque lusitano ao evento. Conhecido por ser o pedacinho de Portugal na Bahia, no boêmio bairro do Rio Vermelho, o Boteco Português participa da segunda edição desta feira, que reúne amantes do café, profissionais da indústria e apreciadores da cafeicultura e da gastronomia de qualidade.


Apesar do foco principal do evento ser o café, o Boteco Português se destaca ao apresentar uma curadoria especial de vinhos portugueses. No evento, produtos que se relacionem ao café terão seu destaque, e a adega do Boteco Português foi uma das selecionadas para participar deste momento. Entre os rótulos que estarão disponíveis, se destacam:


  • Pena Vermelha Tinto: Produzido com uvas Castelão, Touriga Nacional e Aragonês, com acidez média, apresenta notas de frutas vermelhas frescas e toques florais. Ideal para harmonizar com carne vermelha e massas com molho de tomate.

  • Perspectiva Douro DOP: Feito com uvas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, apresenta aroma de amoras silvestres. Perfeito para acompanhar carnes e aves.

  • Santos da Casa Alentejo: Produzido com uvas Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Grand noir, é um vinho de boa acidez, apresenta taninos suaves, harmonizando bem com carnes vermelhas grelhadas, cordeiro e queijos curados.

  • Taylor's Ruby: O tradicional vinho do Porto, que traz a intensidade da cor rubi, é uma excelente escolha para acompanhar sobremesas, especialmente queijos maduros de pasta azul.

  • Merlão Palmela DOC Branco: Da região da Península de Setúba, feito à base de uvas Moscatel Graúdo, é fresco e bem estruturado, com notas florais e de flor de laranjeira. Harmoniza com peixes grelhados, mariscos e como aperitivo.

  • Pena Vermelha Branco: Vinho branco seco da região de Tejo-Tomar. Produzido com uvas Fernão Pires e Arinto, oferece notas de frutas frescas e tropicais, ideal para mariscos, peixes e comida asiática.

  • Pena Vermelha Branco (Vinho Verde): Um vinho branco meio seco da região do Vinho Verde, com uvas Loureiro, Arinto e Trajadura. É conhecido por acompanhar perfeitamente pratos leves e frutos do mar.

  • Perspectiva Branco Douro DOP: Vinho branco seco da região do Douro, feito a partir das uvas Códega do Larinho, Rabigato e Malvasia-Corada. Com aromas de pêssego e notas florais, possui leve toque de carvalho. Harmoniza bem com peixes grelhados, carnes brancas e queijos frescos.

  • Alvarinho Reserva Santos da Casa: Vinho branco da região dos Vinhos Verdes, feito 100% com a uva Alvarinho. De cor cítrica e aromas intensos de maracujá, tem acidez profunda. Ideal para peixes, carnes brancas e mariscos.


Além da variada cartela de vinhos, que traz rótulos para todos os gostos, o Boteco Português apresentará na feira os tradicionais Pastéis de Nata, a sobremesa portuguesa que conquistou corações ao redor do mundo, inclusive em solos baianos. Conhecido por combinar perfeitamente com café, o público da Feira poderá harmonizar essa iguaria com os mais variados cafés especiais trazidos pelos produtores. A massa folhada com creme à base de leite, com adição opcional de canela por cima, contrasta com o amargor das notas do café, criando uma experiência única.


Foto: Leonardo Freire

Entenda mais sobre a Feira:

A Feira Baiana de Cafés Especiais, que teve sua primeira edição em 2023, retorna este ano com a expectativa de atrair cerca de 3 mil visitantes ao longo dos dois dias de evento. Mais do que uma exposição, a feira é um encontro entre amantes do café, oferecendo uma oportunidade de conhecer a produção local da Bahia. O público terá a oportunidade de participar de degustações, assistir a workshops ministrados por especialistas e conhecer cafés especiais locais.


Para participar, os interessados devem adquirir seus ingressos através do Sympla, onde também pode conferir a programação completa do evento. 



12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page