Não é possível falar de gastronomia lusitana sem citar o ouro líquido português, como é conhecido carinhosamente o Azeite de Oliva. O óleo, extraído das azeitonas, é base para diversas receitas, incluindo sobremesas no país europeu, e, apesar de não ter sido descoberto pelos portugueses, o azeite tornou-se um dos símbolos de Portugal. No post de hoje do Blog do Boteco Português, você vai conhecer a história do ouro líquido que é a cara de Portugal. Bora embarcar nessa viagem gastronômica?
História do Azeite de Oliva português
O Azeite de Oliva chegou em Portugal através do povo romano, que introduziu as oliveiras em solos lusitanos, que nunca mais saíram dessas terras. O Império Romano utilizava o óleo, tanto quanto alimento, tanto como remédios e moeda de troca dentro e fora de Portugal. Mas, foi no século XI e XII que o azeite de oliva se espalhou por todo o território português, entre consumo e produção. Em XIII, o azeite já era exportado para fora do país sem a taxação de impostos, assim como o pão e o vinho, por escolha do governante da época, o Rei D. João III. Já em XV, durante as Grandes Navegações, foi fortalecida a relação de Portugal com o azeite, que foi muito mais comercializado e firmou seu lugar na tradicional culinária portuguesa.
Com o costume do consumo do azeite de oliva português, diversos pratos clássicos de Portugal contam com a presença do ouro líquido português. Algumas receitas como o Bacalhau à Gomes de Sá e o Polvo à Lagareiro, são feitos à base do Azeite de Oliva, com o óleo regando os insumos durante o preparo e consumo. Já o Bolinho de Bacalhau, que, apesar de não levar o azeite em seu preparo, é saboreado com muito azeite, trazendo a combinação da leveza do óleo das azeitonas com as lascas de bacalhau que compõem o petisco.
Portugal como produtor
Nos dias atuais, o país lusitano é destaque como um dos principais produtores do óleo no mundo. Em 2022, os portugueses chegaram à faixa de 180.000 toneladas de Azeites de Oliva no ano. Apesar do grande número, o país ainda precisou da exportação para garantir as necessidades totais dos portugueses em relação ao óleo. Em toda a União Europeia, 4,6 milhões de hectares são destinados ao plantio de oliveiras – árvores que produzem as azeitonas.
Conheça o azeite utilizado no Boteco Português
O Pedacinho de Portugal na Bahia promove uma imersão completa portuguesa pela experiência gastronômica e ambientação do país lusitano. Diante disso, o azeite, tão presente em Portugal, não poderia ficar de fora do Boteco Português. Pensando na qualidade dos produtos, o restaurante utiliza o azeite de oliva português da premiada marca Esporão da Herdade, que, em 2022, ganhou 5 medalhas no Concurso Nacional de Azeites 2022, em Portugal.
O Boteco Português fica localizado na Rua Borges dos Reis, 16, no Rio Vermelho, em Salvador-BA. O espaço completamente português apresenta a tradicional culinária lusitana com a vista do mar baiano. Venha vivenciar essa experiência! As reservas podem ser realizadas antecipadamente através do site www.botecoportugues.com.br/reservas.
Acompanhe o Boteco Português:
Instagram: @botecoportugues
Telefone: (71) 3565-0599
E-mail: contato@botecoportugues.com.br
Comments